Áreas Verdes Urbanas

ÁREAS VERDES NO MUNICÍPIOVIVEIRO MUNICIPAL

As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.

Exemplos de áreas verdes urbanas: praças; parques urbanos; parques fluviais; parque balneário e esportivo; jardim botânico; jardim zoológico; alguns tipos de cemitérios; faixas de ligação entre áreas verdes.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Mapa de áreas verdes urbanas em Ponta Grossa.

Mapa de áreas verdes urbanas em Ponta Grossa.

Parque Municipal Boca da Ronda.

Parque Municipal Boca da Ronda.

Parque Municipal Chácara Dantas.

Parque Municipal Chácara Dantas.

O viveiro e sua produção

O Viveiro Municipal iniciou suas atividades no ano de 1997. Atualmente está instalado em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados onde são produzidas gramíneas, arbustos, herbáceas e árvores.

As plantas usadas no paisagismo em parte são produzidas pelo viveiro e outra parte é proveniente de compensação ambiental, conforme a Lei Municipal n° 12.707/2016, a qual estabelece que a Autorização Florestal quando concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fica vinculada a subscrição de Termo de Compromisso para compensar a supressão efetuada no qual serão especificadas quais as espécies e quantidades (árvores, arbustos, herbáceas e gramíneas) que deverão ser entregues a SMMA para cada árvore suprimida (exótica ou nativa).

Toda a produção de mudas cultivadas no Viveiro Municipal são destinadas ao paisagismo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente nos espaços urbanos do Município, não sendo cedidas ou vendidas para terceiros.

Projetos de paisagismo

Um Projeto de paisagismo tem como finalidade representar o tratamento paisagístico de um espaço tal como foi imaginado pelo projetista e de dar instruções para implantar e manter esse local. Nessa criação estão envolvidos princípios artísticos como harmonia, unidade, equilíbrio, além de todo o conhecimento sobre plantas ornamentais, elemento fundamental para essa criação.

Tradicionalmente, os projetistas expressam as suas ideias por meio de informações gráficas na forma de desenhos, assim, como não poderia ser diferente, no paisagismo, a melhor forma de expressar as ideias é na forma de desenhos, que podem ser complementados por informações escritas que auxiliam na execução de um determinado projeto.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Produção de flores no viveiro municipal.

Produção de flores no viveiro municipal.

Produção de árvores e arbustos no viveiro municipal.

Produção de árvores e arbustos no viveiro municipal.

Projeto de paisagismo em execução.

Projeto de paisagismo em execução.

Projeto de paisagismo executado na entrada da cidade.

Projeto de paisagismo executado na entrada da cidade.

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange