Recursos Hídricos

MONITORAMENTO HIDROLÓGICOPLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOSSISTEMA DE INFORMAÇÕES HIDROLÓGICAS

O monitoramento hidrológico é o serviço responsável pelo tratamento, coleta, armazenamento e gerenciamento de dados sobre as condições atmosféricas que resultam no volume de chuvas e na vazão de rios. Este trabalho é realizado em estações pluviométricas, fluviométricas e meteorológicas, que utilizam as informações coletadas para elaborar planos de gestão dos recursos hídricos nas cidades.

O monitoramento hidrológico trabalha com dados de análise sobre a transferência de água e energia na superfície terrestre e na atmosfera. Com isso, é possível compreender profundamente o ciclo da água, a dinâmica dos processos úmidos, as precipitações e fenômenos atmosféricos e outros aspectos meteorológicos que influenciam no dia a dia da sociedade.

O link abaixo direciona para uma página da Companhia de Energia do Estado do Paraná, com informações sobre a operação dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o monitoramento hidrológico dos rios onde estão instaladas. Os dados disponíveis na página de monitoramento hidrológico são atualizados de hora em hora, 24 horas por dia, todos os dias do ano. As informações são recebidas das estações que medem o nível da água (fluviométricas) e a quantidade de chuva (pluviométricas).

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO DA BACIA DO RIO TIBAGI

O Plano de Recursos Hídricos do Estado do Paraná é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos instituída pela Lei Estadual 12.726/99 e, tem como objetivo atuar como instrumento básico na definição da Política e da Gestão dos Recursos Hídricos em nosso Estado.

O Plano foi elaborado com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, resultado da parceria do Governo do Estado do Paraná com o Ministério do Meio Ambiente, contando com a Cooperação Técnica da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ – PLERH/PR

O Sistema de Informações Hidrológicas disponibilizado pelo Instituto das Águas Paraná fornece uma ampla quantidade de dados resultante do monitoramento hidrológico no Estado do Paraná.

Estes dados estão relacionados à análises laboratoriais que indicam a qualidade das águas, cotas e vazões fluviométricas diárias e mensais, índices de precipitação pluviométrica e totais mensais de chuva e, dados de sedimentometria.

Além disso, é disponibilizado um sistema de geoprocessamento com informações espacializadas sobre todas as estações de monitoramento no Estado.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES HIDROLÓGICAS – SIH/PR

Comments are closed.