Atividades

OFICINASPALESTRASEXPOSIÇÕESORIENTAÇÃO COMUNITÁRIACAPACITAÇÃOPARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

AS OFICINAS têm o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade em geral informações e práticas de sustentabilidade voltada para a preservação ambiental e qualidade de vida, ocorrendo uma parte teórica abordando conceitos e boas práticas seguido da parte prática, com artesanato, jogos e materiais diversos.

É uma atividade destinada a colaboradores de empresas, clube de mães, associação de moradores, alunos e comunidade em geral com grupos de no máximo 20 pessoas.

Essas oficinas oportunizam a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e o papel de cada cidadão na defesa e nos cuidados do planeta e na qualidade de vida.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


AS PALESTRAS são ministradas de forma lúdica com o intuito de levar à população informações pertinentes as questões ambientais.

Tudo que se refere ao meio ambiente é de extrema importância, sendo necessário que a população se sensibilize para as mudanças de hábitos e aquisição de novas posturas com referência ao desenvolvimento sustentável.

As palestras têm por objetivos estimular para a sensibilização ambiental como forma de minimizar os danos causados ao meio ambiente, problematizando quanto a importância de se dar a destinação final adequada dos resíduos e, o uso sustentável dos recursos hídricos.

São temas das palestras:

Resíduos sólidos – Minimização, reaproveitamento, coleta seletiva, destinação adequada e reciclagem;

Recursos hídricos – Bacias hidrográficas, ciclo da água, consequências das atividades danosas ao recurso, legislação, consumo consciente;

Flora – Importância, legislação, impactos, mata ciliar, crimes ambientais;

Fauna – Crimes ambientais, posse responsável, legislação, cuidados;

Clima – Mudanças climáticas, efeito estufa, ilhas de calor, inversão térmica, chuvas ácidas, desastres ambientais;

Meio ambiente em geral - Consumismo, fauna, flora, água, resíduos, bioconstrução e clima.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Nas EXPOSIÇÕES são expostos os trabalhos da Secretaria sob a forma de banners, os projetos desenvolvidos pelos Setor de Educação Ambiental com materiais confeccionados a partir de materiais recicláveis como o Arte com Sustentabilidade, Reciclando com Arte e Narrativas Ambientais, bem como, folders e cartilhas orientativas, procurando demonstrar a atuação dos diversos setores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atendendo tanto os visitantes dos stands quanto grupo de estudantes visitantes nos eventos.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

SALÃO DE TURISMO DOS CAMPOS GERAIS

CORRIDA DAS 4 ESTAÇÕES


EFAPI

SIPAT HEINEKEN

FEIRA DO LIVRO

A ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA é realizada através de visitas nas residências abordando sobre assuntos referente a resíduos sólidos (redução, reaproveitamento, separação e destinação correta), sobre água e esgoto (consumo consciente, ligações irregulares, doenças de veiculação hídrica, etc) e áreas verdes (APPs, mata ciliar, parques).

Além das visitas porta a porta, podem ser solicitadas atividades para trabalhar em grupos como associações de moradores, CRAS, grupo de jovens e demais instituições.

Outra prática de orientação comunitária que vem ocorrendo é a visita nos domicílios da Bacia de Olarias, visando a melhoria da qualidade da água que abastece o Lago.

Também são realizadas orientações nos pontos comerciais quanto à destinação correta dos resíduos e engajamento no Programa de Coleta Seletiva.

As visitas podem ser solicitadas pela comunidade em geral, através do 156 (via protocolo), por telefone ou pessoalmente na SMMA.

O principal objetivo é despertar na comunidade o sentimento de pertencimento ao local com o cuidado e preservação do ambiente onde vivem, estimulando para a mudança de hábitos e posturas conscientes.

Neste contexto a educação ambiental vem colaborar com a construção de uma nova concepção de ambiente e na transformação de um novo cidadão consciente com as questões ambientais.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Pensando nas questões ambientais cotidianas e fortalecendo as parcerias entre o Poder Público e a sociedade como um todo, a equipe de Gestão Ambiental vem formando multiplicadores e capacitando grupos tanto com conhecimento quanto com boas práticas na atuação com as questões ambientais.
Tais capacitações são feitas com professores e pedagogos dos diversos níveis de ensino, alunos da rede estadual e acadêmicos de Universidades e Faculdades locais, além de funcionários da Prefeitura.
O objetivo é levar o conhecimento sobre as questões ambientais para que possa haver o entendimento destas e assim tomar atitudes pró ativas e com fundamento sobre as causas ambientais, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população.
Os assuntos tratados vêm ao encontro do interesse de cada grupo, onde já foram abordados: Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Bacia de Olarias, Compliance, Legislação Ambiental, 5S, Mudanças climáticas, Consumo Responsável, Crimes Ambientais, entre outros.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

CAPACITAÇÃO DE ALUNOS


CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

CAPACITAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange