Atividades

OFICINASPALESTRASEXPOSIÇÕESORIENTAÇÃO COMUNITÁRIACAPACITAÇÃOPARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

AS PALESTRAS são ministradas de forma lúdica com o intuito de levar à população informações pertinentes as questões ambientais.

Tudo que se refere ao meio ambiente é de extrema importância, sendo necessário que a população se sensibilize para as mudanças de hábitos e aquisição de novas posturas com referência ao desenvolvimento sustentável.

As palestras têm por objetivos estimular para a sensibilização ambiental como forma de minimizar os danos causados ao meio ambiente, problematizando quanto a importância de se dar a destinação final adequada dos resíduos e, o uso sustentável dos recursos hídricos.

São temas das palestras:

Resíduos sólidos – Minimização, reaproveitamento, coleta seletiva, destinação adequada e reciclagem;

Recursos hídricos – Bacias hidrográficas, ciclo da água, consequências das atividades danosas ao recurso, legislação, consumo consciente;

Flora – Importância, legislação, impactos, mata ciliar, crimes ambientais;

Fauna – Crimes ambientais, posse responsável, legislação, cuidados;

Clima – Mudanças climáticas, efeito estufa, ilhas de calor, inversão térmica, chuvas ácidas, desastres ambientais;

Meio ambiente em geral – Consumismo, fauna, flora, água, resíduos, bioconstrução e clima.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


A ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA é realizada através de visitas nas residências abordando sobre assuntos referente a resíduos sólidos (redução, reaproveitamento, separação e destinação correta), sobre água e esgoto (consumo consciente, ligações irregulares, doenças de veiculação hídrica, etc) e áreas verdes (APPs, mata ciliar, parques).

Além das visitas porta a porta, podem ser solicitadas atividades para trabalhar em grupos como associações de moradores, CRAS, grupo de jovens e demais instituições.

Também são realizadas orientações nos pontos comerciais quanto à destinação correta dos resíduos e engajamento no Programa de Coleta Seletiva.

As visitas podem ser solicitadas pela comunidade em geral, através do 156 (via protocolo), por telefone ou pessoalmente na SMMA.

O principal objetivo é despertar na comunidade o sentimento de pertencimento ao local com o cuidado e preservação do ambiente onde vivem, estimulando para a mudança de hábitos e posturas conscientes.

Neste contexto a educação ambiental vem colaborar com a construção de uma nova concepção de ambiente e na transformação de um novo cidadão consciente com as questões ambientais.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Comments are closed