Parques e Praças

CONSIDERAÇÕESPARQUES E PRAÇAS NA ÁREA CENTRALPARQUES E PRAÇAS NOS BAIRROS
Considerações

No ano de 2021 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, institucionalizou o departamento de Parques e Praças em seu quadro de atribuições.
Este departamento é responsável pela manutenção das praças e parques do município, suas atividades compreendem:

  • Serviços de roçadas em geral
  • Plantio e poda de árvores
  • Plantio de flores
  • Instalação e manutenção de brinquedos infantis
  • Instalação e manutenção de academias ao ar livre
  • Pintura dos equipamentos e estrutura urbana que estão situados neste espaço público
As praças são integrantes dos espaços livre de nossa cidade, esse ambiente público se diferencia dos demais espaços construídos, e dos espaços de circulação de pessoas, devido as suas características de apresentar funções estéticas, ecológica/ambientais e recreativas para a população.

Sendo a sua função estética, possibilitar a ruptura da monotonia que se apresenta na paisagem urbana, composta por ambientes predominantemente influenciados pelas construções.

A ecológica/ambiental por fornecer serviços ecossistêmicos para população como a manutenção do clima, habitat para a avifauna e outros.

A função recreativa está na possibilidade de oferecer ao munícipe formas de divertimento, ligado a prática de esportes, entretenimento infantil, ócio e outros.

Atualmente o espaço urbano de Ponta Grossa, possui aproximadamente 200 parques e praças espalhados por todos os 15 bairros dessa municipalidade.

A abertura de requerimentos e solicitações no tocante dos Parques e Praças do Município pode ser realizado através da central de atendimento 156 e do Protocolo Online.

https://prefeitura156.pontagrossa.pr.gov.br (156)

https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/protocolo/aberturaProcessoExterno (Protocolo Online)

Parques e praças na área central

O município conta com diversas praças e parques na área central, com considerável importância histórica e cultura para a população local.
São elas:

  • Praça Marechal Floriano Peixoto
  • Praça Barão do Rio Branco
  • Parque Ambiental
  • Praça Barão de Guaraúna
  • Praça João Pessoa
  • Praça Duque de Caxias
Abaixo segue o link da Secretaria de Turismo com mais informações sobre as praças e parques.

https://www.pontagrossaturistica.com/pracas-e-parques

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Parques e praças nos bairros

A cidade de Ponta Grossa apresenta inúmeras praças, distribuídas pelas diversas vilas e núcleo habitacionais que compõem o nosso espaço urbano. Dentre elas: a Praça Prefeito Eurico Batista Rosas (Vila Dalcol), Praça Bom Jesus (Vila Uvaranas), Praça Ernesto Mendes da Silva (Jardim Los Angeles), Praça Dom Antônio Mazzarotto (Jardim Carvalho) e inúmeras outras.

Todos esses espaços públicos apresentam paisagismo harmonioso exibindo espécies arbóreas e gramíneas, possuindo também um playground infantil estruturado e presença de academias ao ar livre.

PRAÇA DO PÔR DO SOL

Após a retirada de 30 caminhões de resíduos, a Praça do Pôr do Sol foi construída com 90% de materiais reaproveitados. O espaço público apresenta uma quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e parque infantil.

Com isso o local que antes era usado para descarte irregular resíduos, agora virou um importante espaço de socialização.

LAGO DE OLARIAS

O Lago de Olarias vem gradativamente se tornando o mais importante espaço público da cidade de Ponta Grossa, ele possui pista de caminhada e de bicicleta, duas áreas destinadas para brinquedos infantis, duas destinadas para a academia ao ar livre e um anfiteatro.

Além de apresentar esses ambientes o lago recebeu a plantio de várias espécies arbóreas entre nativas e exóticas, sendo elas: Ipês, Jacarandás, Corticeiras, Carandás, Cerejeiras do Japão e outras.

No Lago de Olarias está localizado o Centro de Educação Ambiental (CEA), local onde são realizados ações e exposições voltadas para capacitações e orientações sobre sustentabilidade para toda a comunidade.

Para mais informações sobre o Centro de Educação Ambiental, ligue:

Telefone: (42) 3220-1000 - Ramal 2388

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange