Usina Termoelétrica a BIOGÁS – UTB

CONSIDERAÇÕESBENEFICIÁRIOSTERMO DE COOPERAÇÃOAGENDE SUA VISITA

A Usina Termoelétrica a Biogás, promove a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos urbanos através da biodigestão anaeróbica, consequentemente gerando biogás e energia elétrica.

Os objetivos gerais são a transformação de resíduos orgânicos em energia limpa, diminuindo os custos da disposição final, bem como, suprir a demanda de energia elétrica de prédios públicos municipais.

Inaugurada no início de 2021, a Usina recebe resíduos orgânicos, coletados por um caminhão 100% elétrico.

A UTB conta com uma das mais modernas estruturas para geração de biogás do país. No local, há um galpão totalmente fechado para o recebimento dos resíduos, e uma completa e automatizada linha de triagem para remoção de impurezas e contaminantes.

No local foram construídos 2 biodigestores, com grande capacidade de armazenamento, equipados com aquecimento e agitação. Dessa forma, as cepas de bactérias transformam o resíduo orgânico em biogás (um gás rico em metano – que é altamente combustível).

O Biogás é então direcionado para os motogeradores, onde é utilizado como combustível para produção de energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica da concessionária de energia local (COPEL).

O único subproduto do processo se chama digestato, um líquido que é retirado do biodigestor após o consumo da matéria orgânica pelas bactérias. Esse líquido é direcionado para uma grande lagoa, e pode ser utilizado para irrigação e fertilização em locais predeterminados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e 30% do Biodigestato é reutilizado no processo.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Usina Termoelétrica a Biogás - UTB

Usina Termoelétrica a Biogás - UTB

Caminhão 100% Elétrico

Caminhão 100% Elétrico

Biodigestores

Biodigestores

Grupo Motogerador

Grupo Motogerador

Diretos

  • UTB
  • Paço Municipal
  • UPA's
  • CMEI's
  • Secretaria Municipal de Segurança Pública

Indiretos

  • Grandes geradores de orgânicos
  • Condomínios residenciais
  • Comunidade em geral

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O MAPA

Mapa da Distribuição de Beneficiários

Os geradores que estiverem participando da coleta seletiva de orgânicos, atendendo plenamente o contido em suas diretrizes, e atendendo ao estabelecido no Decreto Municipal 20.376/2022 poderão solicitar o “Selo Verde”. A solicitação deverá ser realizada via protocolo online direcionado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em 2022 tivemos 90 empresas coletando uma média de 8 toneladas/dia.

No primeiro semestre no ano de 2023, mais 25 empresas passaram a destinar seus resíduos orgânicos alimentares para a UTB, contabilizando assim um total de 115 estabelecimentos, a uma média de 10 toneladas/dia. (Acesse o mapa ao lado).

GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS
(Decreto municipal 10.994/2016 e Lei Federal n° 12.305/2010)

O termo de cooperação é um documento de três vias, sendo uma da secretaria, outra do cooperado e da concessionária de serviços públicos Ponta Grossa Ambiental. Seu firmamento é necessário para que seja realizado o início da coleta dos resíduos orgânicos, esse documento está disponibilizado no link a seguir, após o seu preenchimento pelo interessado em aderir ao serviço de coleta de orgânicos, ele deverá ser assinado pelo responsável do estabelecimento no cumprimento da correta separação dos resíduos e destinação. Feito isso, deverá ser encaminhado para os destinos a seguir, para início da tramitação do processo e coleta da assinatura das outras partes.

Clique para acessar o MODELO DO TERMO DE COOPERAÇÃO

Feito isso, é necessário o envio deste documento no e-mail a seguir: utbsmma@gmail.com
Alternativamente, a entrega do termo de cooperação poderá ser feita de maneira presencial na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Rua Ricardo Wagner, 285 - Olarias.
Horário de funcionamento: 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O MAPA

Mapa da Distribuição de Cooperados

Solicitamos aos interessados que, para agendar sua visita, os mesmos deverão obrigatoriamente preencher a ficha de visitação e anexar o ofício no link disponível abaixo (É necessário estar logado com uma conta Google), com as seguintes informações:

  • Papel timbrado da empresa, entidades afins, ou instituição de ensino
  • Endereçado ao Secretário Municipal de Meio Ambiente
  • No corpo do texto deverá conter a quantidade de visitantes, bem como nome completo e nº de documento pessoal de cada visitante
  • Data e hora da visita

As visitas deverão ser agendadas somente nas quintas-feiras, com um mês de antecedência, sendo a confirmação de data e hora da visita realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Clique para acessar a Ficha de Visitação

Comments are closed.